O QUE É PROUNI?
O Programa Universidade para Todos ( PROUNI ) foi criado pelo governo Brasileiro em 2004 para permitir que os estudantes das Escolas Públicas Brasileiras que não passaram nas Universidades Federais tivessem a chance de poder estudar nas Universidade Particulares.
Para permitir que estes alunos possam estudar nas universidades particulares, o PROUNI oferere bolsas parciais ( 50% de desconto na mensalidade ) para alunos em que as famílias ganham até 3 salários mínimos de renda e também bolsas totais ( 100% de desconto na mensalidade ) para alunos de famílias que ganham até 1 salário mínimo e meio por mês.
Para poder se inscrever no PROUNI, o candidato não pode ter nenhum diploma no ensino superior e também tem que ter tirado mais de 400 pontos na média das 5 notas do Novo ENEM.
QUEM PODE SE INSCREVER PARA O PROUNI?
Além das características acima, para poder concorrer a uma bolsa do PROUNI, o aluno também deve se encaixar em pelo menos um dos 5 perfis abaixo:
•Perfil 1: Ter cursado o ensino médio inteiramente em escolas públicas.
•Perfil 2: Ter cursado o ensino médio inteiramente em escolas particulares com bolsa integral.
•Perfil 3: Ter cursado parte do ensino médio em escolas públicas e parte do ensino médio em escolas particulares como bolsista integral.
•Perfil 4: Ser portador de necessidades especiais.
•Perfil 5: Ser professor contratado de escola pública, neste caso o professor pode concorrer a bolsas nos cursos de licenciatura, normal superior ou então pedagogia. No caso dos professores, o critério de renda não é considerado ( pode ganhar mais de 3 salários mínimos ).
COMO É FEITA A INSCRIÇÃO PARA O PROUNI?
Desde 2010 as inscrições do PROUNI passaram as ser feitas somente pela internet acessando o Sistema do PROUNI ( SisProUni ).
Para poder efetuar a inscrição do PROUNI, o candidato deverá informar o seu número de inscrição do ENEM, o seu CPF e também um e-mail válido ( será enviada uma confirmação para este e-mail ).
Através do SisProUni o candidato poderá pesquisar diversas informações tais como as faculdades que participam do programa, os cursos e a quantidade de vagas que foram reservadas para o PROUNI em cada curso ( cota do curso para o PROUNI ).
Ao fazer a sua inscrição para o PROUNI o aluno pode escolher até 5 opções de faculdades para concorrer. As notas de corte do PROUNI, assim como acontece no SISU, são atualizadas diariamente a medida em que os alunos vão se inscrevendo.
Os candidatos devem ficar sempre muito atentos a evolução desta nota de corte já que podem ser sempre ultrapassados por outros candidatos que tenham uma nota maior.
PRÉ APROVAÇÃO E APROVAÇÃO NO PROUNI:
Depois de encerrado o prazo de inscrição, o SisProUni classificará os estudantes de acordo com suas opções, as notas de corte e as notas do ENEM. Quem se inscrever e tiver uma nota no Novo ENEM superior a nota de corte do curso escolhido, estará automaticamente pré-aprovado.
Os estudantes que forem pré-aprovados devem então comparecer pessoalmente nas instituições de ensino, de posse dos seus documentos pessoais ( CPF e RG ) do certificado de conclusão do Ensino Médio e também de documentos que comprovem a renda da família.
Importante: Algumas faculdades podem pedir também outros documentos, varia de acordo com a instituição.
Assim que o aluno terminar a sua pré-matricula nas universidades e o seu nome for confirmado no SisProUni ( tanto a faculdade quanto o governo tem que confirmar a bolsa ) o aluno pode ser considerar inscrito e poderá fazer a sua matrícula propriamente dita.
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O PROUNI: www.prouniportal.mec.gov.br
DEIXE O SEU COMENTÁRIO E CONSTRUA ESTE MUNDO JUNTO COM A GENTE!
Nenhum comentário:
Postar um comentário